30 de mai. de 2014

Conhecida por cariocas, brasileiros de norte a sul e pessoas dos quatro cantos do mundo, a paisagem do Leme, na Zona Sul do Rio, está ainda mais colorida. Tudo por conta de usos que foram espalhados pela orla. E assim permanecerá até o dia 20 de julho. O local foi escolhido como pano de fundo para a exposição “United Buddy Bears – A Arte da Tolerância”, que celebra o ano da Alemanha no Brasil.

O símbolo de Berlim atrai amantes de arte e curiosos (Foto: Thaís Monteiro)

Representantes de diversos países, os 141 ursos, têm como objetivo promover a integração cultural, a paz e a harmonia entre os povos. Do Afeganistão à Zâmbia, os visitantes têm a oportunidade de conhecer a cultura de cada nação de um jeito diferente. As esculturas têm dois metros de altura e foram pintadas por artistas de diversos países, caracterizando elementos típicos da terra que simbolizam. Elas chamam a atenção de pessoas de todas as idades, moradoras do Rio ou não.

Em meio à viagem ao redor do mundo, promovida pela exposição, está o urso que representa o Brasil. A pintura, feita pela artista mineira Sônia Corrêa, que mora em Berlim, é um reflexo da diversidade da fauna e da flora do país. O urso, denominado “Tô Beleza!”, também foi inspirado na miscigenação do povo brasileiro.

Tradições de diferentes culturas são representadas (Foto: Thaís Monteiro)

Toda a mistura de cores e desenhos foi idealizada pelo Consulado da Alemanha no Rio, unido à Buddy Bear Berlin. Quem quiser saber mais sobre a exposição, poderá participar de workshops, que serão promovidos no local até o dia 8 de junho. Além de conhecer mais a fundo a história dos ursos, os participantes poderão construir esculturas de areia, linha e feltro.